Na própria pele

Hj li denovo um trexo do livro do C.S. Lewis (Cristianismo puro e simples), onde ele diz algo do tipo: “não tenho direito de falar de tentações às quais eu não sou exposto”.

Essa frase grudou na minha memoria pq de repente fez mais sentido do que nunca. Muitas vezes temos ações e reações baseadas na nossa propria experiencia de vida, e comparamos situações de outras pessoas com as nossas, como se porque passamos por momentos dificeis, isso jah tenha nos tornado expert da vida. A verdade é que por mais que aprendamos, não temos o direito de julgar ações e reações de pessoas baseados na NOSSA experiencia e na NOSSA bagagem. Existem coisas que pra mim não são  tentações, pq não tenho nenhum interesse naquilo… E coisas q pra mim são  tentações, mas outras pessoas nem sequer notam que aquilo existe, eles não são  tentados naquilo.

O amor tem dimenções maiores e mais profundas do que imaginamos. Imagina um amor paciente, compreensivo que entende que tentação  do outro não é menor do que a nossa, simplesmente pq nos consideramos “bons” ou “fortes” em areas onde outros são fracos.

Pra finalizar, logo após ler esse livro fui pro carro e ao dirigir tocou uma musica que diz mais ou menos isso: “voltemos ao inicio, quando o amor era paciente e gentil, de volta ao lugar onde começamos e não eramos tão orgulhosos das nossas proprias opiniões e nao viamos problema em mudar nossas mentes.”

Pra mim isso diz tudo… Mais uma vez, querer achar que entende a luta ou a tentação do outro sem nunca ter sido exposto às mesmas circunstâncias, e ainda por cima tomar decisões e conclusões baseadas nisso é no mínimo egoísta, e isso destrói pontes. O que me lembra de outro trecho da musica que diz:   “Antes de destruir as nossas pontes, olhemos na nossa história o que construimos, vamos nos revezar  nos pedidos de perdão e ver o amor crescer profundamente mesmo assim.” (musica de S Gretzinger)

Cresçamos juntos!

Bejos gente!

Standard

One thought on “Na própria pele

Leave a comment